quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Arlete Piedade entrevista Varenka irmã de Segeste uma voz que nos deixa...


Homenagem a Segestes Tocantins

Uma voz portentosa do Nordeste Brasileiro que nos deixa



Entrevista a sua irmã, Varenka de Fátima Araújo.



Segestes Tocantins, nasceu em Quixada - Ceará (Brasil), em 2 de Dezembro de 1961. Aos 10 anos chegou a Salvador - Bahia. Nos anos 80 tocou em vários barzinhos os seus vários ritmos: MPB, REGGAE, FREVO, AFOXE E OUTROS.
Em 1983, tocou na banda de rock PARADOXO. Em 1986 foi a Juazeiro do Norte-Ceará, e tocou na banda de rock FATOR RH, deu um tempo na música e funda o bar TOCANTINS.




BANDA FATOR RH- Final dos anos 80, Baile Rock à Fantasia, Bar Banho de Bica, em Crato. Da esquerda para a direita: Sergestes Tocantins, Lupeu , João Eymard (na bateria), Calazans Callou e Marcos Leonel.

No ano de 2000, volta para Salvador e funda o BAR DOS ARTISTAS. Em 2011 finalmente lança o CD NA PASSAGEM, um sonho de 35 anos, com a força de Luiz Gutierrez, Gil Gomes, Geraldo Vianna e sua irmã Varenka Araújo.

Segestes Tocantins tinha um pulmão já afectado e uma cirurgia de transplante pulmonar marcada, mas que foi adiada, para que ele pudesse gravar o seu CD «Na Passagem». Depois das gravações foi hospitalizado e ficou internado no hospital se recuperando. Sua irmã Varenka assumiu a produção e divulgação. Mas a 14 de Maio, a doença complicada também com diabetes, foi mais forte e o grande artista faz a passagem para o além.

Estes acontecimentos foram-me narrados por email e correio normal, enviados do Brasil, por sua irmã. Por isso decidi convidá-la para numa entrevista falar da sua carreira e de seu irmão.

Arlete Piedade Entrevista Varenka de Fátima Araújo, professora de teatro, artista e poeta, para o programa da Rádio Raizonline «Arlete Con:)vida» e o Jornal Raizonline.



Poeta, professora de teatro, encenadora, maquilhadora e figurinista, membro recente da Academia de Cultura da Bahia, Varenka de Fátima Araújo, reside na capital, Salvador, e aceitou falar-nos da sua obra, declamar alguns dos seus poemas e também prestar uma homenagem especial a seu irmão Segestes Tocantins, recentemente falecido, depois de uma cirurgia de transplante pulmonar.

Segestes Tocantins, lutou e esperou 35 anos para realizar o sonho de gravar um CD mas a morte levou-o, em pleno processo de gravação, não sem antes nos deixar o registo da sua voz portentosa em belas canções.


Coincidência ou não, o CD NA PASSAGEM, é o seu testamento e o seu testemunho de amor á vida e á música, o presente que deixou a sua irmã e que ela continua a divulgar religiosamente, na certeza que os espectáculos agora serão todos emitidos lá do alto, da estrela que passou a ser o seu lar.



Letra da canção «Viajante»



Eu sou um viajante
Viajo no tempo e no espaço
Essa viagem é um sonho
É um sonho que é realidade
Vejo florestas devastadas
Vejo fábricas complicando
E os homens se matando.
Vejo protestos e manifestos
Vejo promessas sem valor
Vejo a realidade se desvalorizando
Vejo um mundo sem dor
Tudo isso fica opaco
Tudo isso fica sem esplendor
Tudo isso fica sem vida
Quando volto da viagem
Queria que fosse um sonho
Mas é uma realidade.

Segestes Tocantins


Meu lamento:Foi uma breve passagem.Segeste era fumante,tinha uma voz incomparável,deixando uma saudade imensa,um vazio,era meu único irmão.

Varenka de Fátima Araújo

0 comentários:

Postar um comentário