domingo, 26 de maio de 2019

Francisco Chagas Araújo meu pai.

Francisco das Chagas Araújo

Natural de Juazeiro do Norte- Ceará- Brasil, filho de Aurora Araújo e Isídero Araújo (In memoria). Pequenino meu pai,  perdeu meu avô falecido pela peste da tuberculose, minha avó Aurora pobre, como alternativa passou meu pai  para os cuidados do seu padrinho Padre Antônio que colocou meu pai no convento em Fortaleza, capital do Ceará. Meu pai não tinha vocação, mas era a única forma de estudar, ter conhecimento, passou vinte anos no convento, onde aprendeu todos os valores positivos para ser um homem  honesto, leal, repeitando o próximo, humilde, verdadeiro, aprendeu falar seis idiomas,tocava piano e acordeon,já acompanhava os padres na celebração das missas com a batina. No ano que iria fazer o juramento para ser padre, fez uma carta de renuncia. Saiu do convento com uma mala poucas roupas, contendo um vasto aprendizado e curriculum. Sem um dinheiro, foi residir com minha avó pobre de Jô, começou a lecionar para sobreviver. Depois de dois anos conheceu minha mãe Albaniza, uma mulher de beleza ímpar, de caráter e personalidade forte, casaram, tiveram cinco filhos, sou a primogênita, devo tudo que sou aos meus pais. Para que os filhos entrassem na Faculdade tomaram o rumo para outra capital, Salvador - Bahia na mesma região do Nordeste- Brasil.

Perfil de Francisco Chagas Araújo

Mestiço especial
Singela era sua beleza,
Por ser alegre, mui gentil
Sua palavra vália ouro
De um carácter incontestável
Era inexplicável o amor por sua família
E, doava sua parca economias os necessitados
Numa vida a dois, melhor esposo
Porém havia muito amor por seus filhos
Foi um mestre ensinado o primário sua cria
Na música incomparável
Cantava em festinas e hospitais
E, nos ensinava como uma prece
Na dança os passos da valsa, bolero
Fio o meu professor predileto
Uma vida de longa estrada
Bodas de ouro no casamento
Repleta de altos e baixos
Foi uma trajetória superada
Como um psicólogo fortaleceu tantos
O diálogo e o sacrifício
Do melhor pai, amigo que ama por toda vida.

Varenka de Fátima Araújo

0 comentários:

Postar um comentário