segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VARENKA É ASSIM


Eu reencontrei Varenka, após anos de afastamento. Não, nem pense isso! nós não brigamos, nós nos afastamos, é bem diferente! Nada foi combinado, foi acontecendo, e acredite ou não, morando na mesma cidade, ficamos por quinze anos sem nos comunicar.
Sabe por que estou falando isso? É porque nos afastamos e nos reencontramos, sem dificuldade alguma. O mundo moderno tem isso, a mesma correria que nos afasta das pessoas que amamos é a mesma que nos reaproxima. E o reencontro aconteceu de forma inusitada, foi via facebook, e que ironia do destino, eu que detestava ouvir falar em “facebook”, resolvi criar uma conta e logo fiquei pesquisando nomes, e adivinha quem encontrei? ela!!!! Não pensei duas vezes e logo mandei o convite e assim aconteceu o nosso reencontro.
Logo, logo descobri que Varenka tinha se tornado escritora, poetisa...ora, não foi nenhuma surpresa pra mim, e sabe por que? É simples, porque ela já escrevia muito antes... poesias, acrósticos... ela é dessas pessoas, sabe, tipo camaleoa? ela cria, recria, se reinventa o tempo todo, essa é a Varenka que conheço.
Bom, voltando ao assunto da pesquisa, antes do reencontro, descobri que ela tinha tem um blog, e acreditem, foram surpresas e mais surpresas. Muitas notícias boas, outras não tão boas, outras tristes. Foi através do blog que acabei sabendo da perda do seu pai (Seu Chagas) e do seu irmão Segestes (César, como o chamávamos carinhosamente), chorei e lamentei a morte de pessoas tão queridas e que fizeram parte da minha vida, mas essa é outra história.
Sem querer perder o foco do assunto - Varenka lançou dois livros, "Fatos e Retratos" - onde ela relata fatos e pequenas histórias - leitura muito agradável, convidativa - logo identifiquei alguns personagens peculiares - e o livro "Ela em Versos" também recomendo como uma boa leitura.
Por muito pouco não nasceu na Bahia, mas se considera Baiana de coração, conta e encanta com seus versos enaltecendo a Bahia.
Varenka é alegre, altiva, guerreira, irreverente, não tem medo de enfrentar os desafios e hoje divulga seu trabalho com maestria - é uma cidadã do mundo.
Se você quer saber mais sobre Varenka, visite o seu blog varenkadefatima.blogspot.com.br.

Maria de Fátima Oliveira Batista
(Fátima Oliveira - Nasceu no Piauí.Reside em Salvador-Bahia-Brasil. Bancária, escreve trovas, versos,crônicas é poetisa.Participa do Portal CEN  "Cá Estamos Nós".Recanto das Letras.



0 comentários:

Postar um comentário