terça-feira, 27 de maio de 2025

Selmo Vasconcelos entrevista Varenka de Fátima e suas pinturas






VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Salvador, BA.
ENTREVISTA Nº 749 – 26 de maio de 2025.
Varenka de Fátima Araújo. Nasceu em Campos- Sales no Ceará, radicada na Bahia, reside em Salvador desde 1979. Figurinista, formada em Direção Teatral em 1983, atriz, maquiadora, artista plástica, poetisa e escritora. COMENDADORA, EMBAIXADORA Cultural,
SELMO VASCONCELLOS - Quem é e o que faz Varenka De Fátima Araújo dentro e fora das artes plásticas? 
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Sou uma Nordestina. Nasci no Ceará, radicada em Salvador – Bahia, de estatura mediana e magra, separada judicialmente, mãe de um único filho Vidmar, teimosa, persistente, corajosa, não teme a luta, uma leonina de verdade, desde pequena gostava das Artes, passei este tempo fazendo artes, logo que acabei meu curso de Direção teatral, fui trabalhar na Escola de teatro como figurinista, a estrada continuo fazendo artes e não abro mão de fazer a faxina da minha casa, tudo no seu devido lugar.
SELMO VASCONCELLOS - Quando e como você descobriu sua vocação para às artes plásticas?
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Desde pequena desenhava meus professores me incentivavam fiz o curso de Direção teatral que tinha uma disciplina de História da Arte, comecei a desenhar figurino e fui me aprimorando sozinha. Fui trabalhar com o figurino da Escola de teatro como Figurinista, mas tive de sair da Escola de teatro e, fui trabalhar no final de 1988 na Escola de Belas Artes, pedi meu chefe para estudar Artes Plásticas, fiz o teste e fui aprovada. Em 1993 estudando e aprimorando na pintura. Dominei a técnica da xilogravura e criei uma série de 20 trabalhos, incluindo o rosto de Osmar Macedo, fundador do Trio Elétrico, realizei minha primeira exposição na Galeria Cañizares.
SELMO VASCONCELLOS - Onde e quando você expôs seus trabalhos?
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Em Salvador- Bahia realizei minha primeira exposição Nordeste, 20 quadros de xilogravuras que ficou 1 até 12 de março na Galeria Cañizares. Ainda no mesmo ano participei com meus colegas de turma em uma exposição coletivas no centro Histórico, na Galeria 13, no Pelourinho de propriedade do Sr. Deraldo.
Em novembro de 1993 participei do IX Salão FACS de Artes Plásticas com uma xilogravura do Padre Cicero em Aracajú.
Na Galeria do IFANP em 1995, realizei uma exposição de retrato em telas. No dia 06 de dezembro um dos retratos foi escolhido para a exposição do Prof. Otavio que coordenou o evento em Santa Catarina.
Fiz uma última exposição de retratos de amigos e familiares ainda em 1995 na APUB em Salvador – Bahia.
SELMO VASCONCELLOS - Quais as figuras marcantes do universo das artes plásticas que exerceram de certa forma influências em sua vida como artista plástico?
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Mestre em retratos Rembrandt, Vincent Van Gogh, um pouco do Salvador Dalí.
SELMO VASCONCELLOS - A pintura que você faz pode ser inserida dentro de qual estilo?
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Atualmente pinto em vinil pinturas modernas e coloco em sites, mas não estou comercializando.
SELMO VASCONCELLOS - Qual é o seu grande objetivo no momento?
VARENKA DE FÁTIMAS ARAÚJO – Não posso parar, pinto para ficar viva.
 

0 comentários:

Postar um comentário