sábado, 7 de março de 2020

Foi uma luta.

O verão se anuncia seco  com muito calor, vibrante pelas luzes nas praças e engarrafamentos superpovoando às ruas. O calor vai atingir alto, penetrando o silêncio das noites.  Plantar árvores em praças já fiz muito, fica bonito e o colorido com suas gamas de verdes fica belo!!!
Tento quebrar a monotonia do dia andando e, dando voltas na Praça Campo Grande bem arborizada.  Acontece que paro frequentemente e, vejo pessoas que cruzam comigo são rostos que tenho a impressão de ter visto em outros lugares, não sei em outra ocasião, e onde e quando, seus rostos não me dizem nada, sei que tem nomes, mas tenho a impressão que muitos precisam de um olhar, uma palavra. Sigo, paro e sento em um banco, na memória abro a porta de vinte anos atrás, estudava na Escola de belas Artes, aluna oficial me juntei ao DCE,que é o  Movimento Estudantil, juntos com o Sindicatos dos Funcionários e Professores da Universidade Federal da Bahia, fomos para Brasilia para defendermos às cotas para negros, vários ônibus seguiram para onde fica o Governo Federal, fomos perseguidos por um outros veículo, alojamento precário, mas tinha de reparar um erro cometido por outros.  Tudo se moveu em questão das cotas, nosso líder em reunião avisa; se preparem a votação vai ser em aberto, cada um levanta a mão e defende seu voto. Nada me deteve, na hora da minha minha votação, levantei os olhos, mãos para abrir portas da Universidade para os negros, rebati todos os contras com um sorriso nos lábios, por fim, vitoriosos! Em todos os movimentos defendo nossos direitos como cidadã deste país imenso, Brasil.

Varenka de Fátima Araújo

Um comentário: