segunda-feira, 1 de julho de 2019

Nuestros Ancestros Y Yo

Sinopse

Meus bisavós paternos, João de Araújo, negro alto, pobre, inteligente,ele acreditava em sua força bruta e eterno sonhador, procurou melhorar de vida. Ao crescer ele deserta sua fome voraz, conhece sua única mulher Maria Rosa, uma pequenina de 1 metros e meio, falava o necessário, o respeito e o amor os uniu, um casal que nenhuma dificuldade os separou. Casaram, eles procuraram o melhor, não importava o preço. O Brasil é dividido em regiões, o Nordeste abrange vários estados,o casal comprou um burro, uma cela, Maria Rosa em cima de cela e João Araújo puxando o burro, saíram de Alagoas, em destino para o Ceará. Toda a região tem o seu costume, folclore, gastronomia.Chegando em Juazeiro do Norte, Pai João fez amizade com o Padre Cícero e, foi trabalhar como vendendo carne de boi no mercado, sabia atirar muito bem, lutou contra os cangaceiros,venceu, mas como não tinha estudo perdeu a oferta feita por Padre Cícero Romão Batista de ser delegado, meu bisavó fez um juramente, todos os seus filhos teriam de estudar. Maria Rosa teve com Pai João três filhas, a primeira foi Aurora Araújo,formada em professora, foi mina vovó querida, sempre num fio real, eu conheci meus bisavós, lembro de suas feições, e minha vó Aurora convivi por até os meus 15 anos, saudades é o preço da perda.

Fragmento
A gastronomia em primeiro lugar, misturada com a Educação movem o mundo.

Varenka de Fátima Araújo

Eu era uma criança criativa e impulsiva, cresci rodeada de mulheres valentes e prendadas, aprendi com minha bisavó manusear e confeccionar esteiras de palhas, com minha avó aprendo às primeiras letras, com a perda da sua visão, meu pai continuou a missão de me ensinar, minha mãe como sempre foi boa na gastronomia, me ensinou o prato predileto do sertão do Ceará, o Baião de dois.
1- coloca em uma panela o feijão com temperos verdes e refoga
2- na panela do feijão coloca arroz, mexe até ficarem cozidos
3 - Serve com carne do sertão
Como a educação era prioridade em minha família, e em Juazeiro do Norte não existia faculdade, meus pais vieram com seus cinco filhos para Salvador - Bahia, às quatros filhas fizeram curso Superior, eu sou formada em Diretor Teatral e Desenho, Hermengarda em Medicina, Paloma em Arquitetura e Fadila em enfermagem, meu irmão Segestes era Músico e faleceu, somos uma família que priorizamos a educação.
Em Salvador minha mãe me ensinou o prato de toda sexta feira
Caruru:
1- Coloque em uma panela picada 200 quiabos picados
2-Bata 50 g de camarão com um pouco de água no liquidificador
3-Coloque na panela o quiabo e camarão
4- No liquidificador bate, mais camarão,cebola,leite de coco, amendoim
5 - Refoga tudo junto com azeite de dendê
6- Coloque mais água, vai mexendo até ficar cozido.
O Brasil é tão diversificado e rico por ser extenso. Gosto de viajar para conhecer a terra Pátria amada.

Varenka de Fátima Araújo
Salvador- Bahia - Brasil

0 comentários:

Postar um comentário