quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jorge Amado


A arte em Salvador é mesmo apaixonante, quer queira, quer não. Em todos os pontos da cidade a arte está presente.
Ah! Os muros estão sendo coloridos por grafiteiros. O aerógrafo é difícil de manusear, o artista tem de ter  maestria no desenho e na pintura.
Essa técnica começou com um jovem americano que pintava os muros e paredes dos túneis em Nova York.
No muro da Biblioteca Monteiro Lobato, na praça Almeida Couto,local onde a arte explode, há um painel feito em homenagem ao escritor Jorge Amado (1912-2012),pela  comemoração dos100 anos do seu nascimento.
Jorge saiu de Itabuna para o mundo, estudou direito, foi jornalista e advogado. Lutou e fez carreira política, foi deputado federal. Mas gostava das letras e adorava escrever, primeiro um livro de contos, depois os romances. Suas personagens eram intensos, as mulheres  tinham seus santos e eram sedutoras,os homens e os seus enredos eram tipicamente regionais.
 Jorge foi amado e amou a  vida. Casou-se com a escritora Zélia Gattai Amado, o casal tive dois filhos, Paloma e João Jorge Amado  que lhe deram  netos e bisnetos.
Jorge amado foi um homem simples e gentil. Parava para dar autógrafo e conversava
com seus leitores, sempre atencioso. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, levando  nossa literatura para os quatro cantos do mundo.



Varenka de Fátima Araújo

0 comentários:

Postar um comentário