Sejam bem vindos ao meu Blog

"O Artista se eleva pelo prazer da beleza dentro de sua criação."

Minha origem

Sei que amo. Conheço minha origem, respeito a mim mesma, tenho consciência da miscigenação e da minha cidadania.

Bahia de Todos os Santos

Moro na Bahia de Todos os Santos, abençoada por 365 igrejas, um legado deixado pelos Portugueses. No sincretismo religioso, o abraço com todas as religiões.Um povo que vibra sem intolerância religiosa.Tenho fé e amo meu povo!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dança do Ventre com o Véu


Papo de Escritor e lançamento do livro Fatos e Retratos


A União Brasileira de Escritores-UBE/BA promove neste sábado, dia 5 de maio, a partir das 9h30, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no Costa Azul, a terceira edição de 2012 do projeto Papo de Escritor, com os escritores José da Boa Morte - poeta, escritor, educador, autor dos livros “Gotas de Inverno” e “Amor e Risos sem Fronteiras” e Varenka de Fátima Araújo - figurinista da UFBA, formada em Direção Teatral, artista plástica, poetisa e escritora, autora do livro “Ela em Versos”.
Na ocasião a escritora Varenka de Fátima lançará seu segundo livro solo “Fatos e Retratos”, obra que na apresentação, o jornalista Valdeck Almeida de Jesus, antecipa que o livro é “recheado de contos, crônicas e poesia entremeada de alegria, energia positiva, vontade de viver e de se perpetuar no universo literário brasileiro”.
Durante o encontro, que terá a medição do escritor e jornalista Roberto Leal, o público além de conhecer as obras e trajetória dos autores convidados, poderão adquirir livros publicados pela Editora Òmnira e revistas do Movimento Cultural ARTPOESIA, que já está na edição de número 99 e ainda este mês lançará a edição histórica de nº 100, um marco em publicações literárias na Bahia.
O Papo de Escritor começou em junho de 2011 e ocorre a cada dois meses, sempre trazendo escritores contemporâneos associados da UBE, para participar de um bate-papo com o público, com a finalidade de abrir um diálogo entre os leitores e os artistas da palavra. O objetivo principal é a popularização da cultura literária, através de eventos que incentivem a leitura, especialmente de obras dos escritores convidados.
Serviço:

O quê: Papo de Escritor, com José da Boa Morte e Varenka de Fátima Araújo
Onde: Na Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Rua Adelaide Fernandes da
Costa, s/n – próximo do Parque Costa Azul, Salvador – BA
Quando: Dia 05 de maio (sábado), das 9h30 às 12h
Livro: Fatos e Retratos – Editora Sucesso, 100 páginas. Preço de capa R$ 20
Entrada: Franca
Informações: 71 8146-0940

Link: http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1183&num_release=7MQIC1G8PASDOP2&ori=V#.T56c7Gd3LFI.facebook

José da Boa Morte e Varenka de Fátima no Papo de Escritor



A terceira edição do Ano II, do Papo de Escritor da UBE, acontece no dia 05 de maio (sábado), às 09:30h, na Biblioteca Publica Thales de Azevedo, no Costa Azul e vai trazer a literatura baiana bem representada nas poesias e palavras de mais dois escritores contemporâneos independentes de tão bem revelada safra , os escritores Jose da Boa Morte e Varenka de Fatima, ambos com vários livros publicados e participação em varias antologias, coletâneas, periódicos e revistas literárias. O encontro será mediado pelo jornalista e escritor Roberto Leal, vice coordenador da UBE-União Brasileira de Escritores/Núcleo-BA. Dentro da programação teremos uma exposição de livros e sessão de autógrafos com os escritores. Entrada Franca.
O Papo de Escritor é um projeto da UBE-União Brasileira de Escritores, trabalhado para que o leitor possa conversar com o escritor, ter contato com os autores baianos, tomar conhecimento de obras desses escritores contemporâneos, promovendo também um intercambio, visando o incentivo a leitura, a promoção das pratas da casa, das letras baianas. O projeto desemboca no seu segundo ano, dando continuidade a uma confraternização bi mensal, envolvendo membros da UBE e que vem agradando em inovação, com a motivação empreendida a cada edição, “buscando também na descontração uma forma de aproximação entre editores, leitores, livreiros, escritores e publico convidado”.

José da Boa Morte é poeta, escritor, editor da revista Artpoesia, e funcionário público federal. Tem vários livros publicados e participação em dezenas de coletâneas e publicações literárias pelo Brasil, é um dos coordenadores do Movimento Artpoesia, que já publicou dezenas de novos talentos da nossa literatura. E membro da União Brasileira de Escritores. E tem no livro Gotas de Inverno (poesias, Bahia, Ed. Cepa-1998) o seu trabalho de destaque.


Varenka de Fátima nasceu no Ceara, mas é baiana de coração, trabalha como figurinista na UFBA, formada em direção Teatral, atriz, artista plástica, dançarina e poetisa, é atuante membro da Academia de Cultura da Bahia e da União Brasileira de Escritores, é colaboradora do Movimento Cultural Artpoesia, onde também pública seus trabalhos na revista do grupo. Tem publicado os livros: Ela em Versos (poemas, Edição Independente-2011)) e Fatos e Retratos (contos, São Paulo, Ed. Sucesso-2011).
Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira

sábado, 28 de abril de 2012


VIDA MINHA

Aquele caixão cor da terra
onde serve de cobertura
em qualquer cova rasa
apropinquação,  resisto
noite após noite,acurar
em sono sem sonhos
na aurora a pele em acrílico
a dor supero nas pétalas
da flor solitária  entre pedras
os cristais aprisionados
prata cego engano
o ouro já não sevem
viver cada instante
consciente que os órgãos
vão paralisando,retirados
o som emudece acerbo
 viver é um sonho espetacular
que nunca deveria acabar

Varenka de Fátima Araújo


terça-feira, 24 de abril de 2012

Poetas e poetisas do nosso Varal do Brasil



Inspirados, cansados,mas, o sonho realizado
Os livros na vitrine firmaram nossas  lutas
Jaqueline diretora do projeto está radiante
Valdeck tua alegria me contagiou
Varenka ,Ela em  versos é mesmo um ode
Mirian Sales com a Bahia de Outrora
Alice Luconi  com Horas ou  Momentos, para você
Carlos Ventiura e o verdadeiro paraíso
Entre tantos outros escritores de valores
Na trilha das letras o Varal  em Genebra segue mostrando
Aos cinco canto do mundo os destemidos
Poetas da terra que amo,meu Brasil

Varenka de Fátima Araújo

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jorge Amado será homenageado no Salão do Livro e Imprensa de Genebra



O mais Amado de todos os escritores baianos é tema de um cordel que vai ser apresentado no palco principal por Valdeck Almeida de Jesus.



Outros baianos como Léo Dragone, Varenka de Fátima, Carlos Ventura e o próprio Valdeck lançam livros no maior evento literário da Suíça. Este será um encontro real entre editores, autores, emissoras, distribuidores, imprensa e admiradores da escrita e da cultura, que acontece de 25 a 29 de abril de 2012, em Genebra, Suíça. Os autores baianos e de vários estados brasileiros constam em catálogo preparado por Jacqueline Aisenman, diretora do projeto literário e livraria Varal do Brasil, com estande na feira literária, que reúne mais de 100 mil visitantes.



Os escritores Leo Dragone, Valdeck Almeida de Jesus, Carlos Ventura e Varenka de Fátima Araújo terão seus livros lançados durante o evento. Dragone é amante das letras, leitor assíduo de Jorge Amado e outros escritores da contemporaneidade. Esta será sua primeira participação no exterior com a obra “Diário de Rafinha – as duas faces de um amor”, que conta a história fictícia de um adolescente homossexual.



Varenka vai lançar “Ela em versos”, uma obra recheada de emoção, como a poeta que canta a simplicidade da vida, esta mesma vida que a autora aproveita para curtir com muito amor e dedicação às artes. Antes de ser uma obra biográfica, o livro representa o imaginário de toda mulher em busca da harmonia com o universo.



Carlos Ventura e "O verdadeiro paraíso", obra já lançada no Brasil vem com nova edição, falando de arte, da essência feminina e do belo. Por ser músico, Carlos brinda aos leitores com poemas-músicas e as músicas-poemas que celebram o amor, o sentimento, a paixão. Mesma paixão que o autor sente, como poeta, e que lhe inspira todos os dias (e noites) bem dormidas. Neste verdadeiro paraíso se descobre o quanto a obra é o homem e vice versa.



Valdeck Almeida faz o lançamento internacional de “Sim, sou gay. E daí? – Alice no País das Maravilhas” e “Memorial do Inferno”, em edições traduzidas para o inglês. O autor estará presente no estande do Varal do Brasil durante toda a programação da Feira do Livro e Imprensa de Genebra.  E, em mais uma vitória do Varal do Brasil, na sexta-feira, 27 de abril, das 15h00 às 16h00, no palco Scène Libre do Salão Internacional do Livro, será apresentado o cordel sobre Jorge Amado, de autoria do poeta e escritor Valdeck Almeida de Jesus. Valdeck estará presente para declamar, com trilha sonora e apresentação do músico e escritor Marcelo Madeira! A tarde de autógrafos será dia 26 de abril, das 10 às 12 horas e dia 28 de abril de 2012, das 13:30 às 15:30 hs.



Site do Salão do Livro: www.salondulivre.ch



Ouça aqui a entrevista concedida por Valdeck Almeida de Jesus, a Arlete Piedade, para o programa Arlete Convida na Rádio Raizonline: http://jornaldogrupo.blogspot.pt/2011/09/programa-arlete-convida-na-radio.html

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O olhar da Cappaz

Fatos e Retratos.


Meu ultimo livro Fatos e Retratos  

domingo, 8 de abril de 2012

Flores de plásticos



Nas mãos divinas
flores de plástico
não foram regadas
cores perfumadas

imersas nos vasos
coloridas, lindas
exóticas, belas
feitas sem  espinhos

meu amor uma flor
duram para sempre
com perfume do amor

não deformam na mão
na raiva pense bem
cortar viram lixo,não


Varenka de Fátima Araújo

segunda-feira, 2 de abril de 2012

domingo, 1 de abril de 2012

Feira de Livros.


Carlos Sousa, Varenka de Fátima, Maria Tereza Reis e Joaquim Coutinho de Andaraí - Bahia.

Autografo do livro


Na Feira de Livros do Campo Grande sob o sol de primeiro 
de Abril, estou autografando meu livro Fatos e Retratos, 
uma verdade.

Dança do Ventre com o Véu